No último dia 26 de junho, terça-feira, uma discussão no programa Bibo Nunes Show, exibido à noite na Ulbra TV, causou a saída do médico psicanalista Paulo Alberto Rebelato (foto) do estúdio, enquanto o programa estava no ar. O comentarista não voltou mais ao programa do qual participava semanalmente.
Em entrevista exclusiva ao blog SulBRTV, Paulo Alberto Rebelato contou que vinha tendo problemas com o apresentador Bibo Nunes há algum tempo. "Eu não saí do programa. Eu fui saindo ao longo de uma década", explica.
Rebelato foi comentarista dos programas de Bibo Nunes desde julho de 1992, quando foi convidado a participar do Programa Bibo Nunes por sua produtora Patrícia Poeta (hoje noJornal Nacional, da TV Globo). Ele conta que se sentiu desvalorizado quando, há cerca de 15 anos, o apresentador passou a chamar-lhe apenas pelo apelido "Freud dos Pampas", contra a sua vontade, pois não concordava com o uso indevido do nome do médico austríaco Sigmund Freud, fundador da psicanálise.
O mal-estar com o apelido "Freud dos Pampas" causou a sua saída temporária do Bibo Nunes Show em 2010. Rebelato pediu ao apresentador que lhe chamasse pelo sobrenome e Bibo (foto) recusou, afirmando que chamaria como quisesse, pois o programa era seu. Rebelato ficou ausente do Bibo Nunes Show por cerca de oito meses.
O programa
No programa do dia 26, Rebelato falou de sua indignação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua reunião com feijoada e apertos de mão na casa de Paulo Maluf (PP), no mesmo mês. Ele disse que estava traumatizado frente ao Partido dos Trabalhadores — com "LER", Lesão de "Espanto" Repetitivo (em vez de "Esforço"), segundo suas próprias palavras. Ele ainda disse, no ar, que Lula "havia cumprido o mito de Getúlio Vargas", suicidando-se simbolicamente ao trazer para o Brasil a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o que qualificou como crime de lesa-pátria. "Em 2017 o Brasil será a Grécia", disse ele. As críticas desagradaram a vereadora de Porto Alegre Sofia Cavedon, do mesmo partido de Lula.
Após este mal-estar no programa, Bibo Nunes pediu a Rebelato que contasse à vereadora a sua opinião sobre o futebol, alvo de críticas do psicanalista, pelo fanatismo quase religioso que há no Brasil em torno desse esporte. Após relatar a Sofia Cavedon (foto) as quatro ameaças de morte que recebeu nos últimos seis meses, por conta de suas críticas, a vereadora começou a rir. Rebelato não gostou da atitude da vereadora e disse que ela dava a entender, com seu comportamento, que ela "encenifica o cenário de Brasília, onde os políticos zombam das nossas caras". Enquanto Sofia continuava rindo, Bibo chegou ao lado de Rebelato e lhe disse: "os incomodados que se retirem" (a frase não foi ao ar). Rebelato, então, se retirou do estúdio com o programa em exibição.Após o ocorrido, Bibo Nunes disse a Rebelato, por telefone, que família de Sofia Cavedon processaria o psicanalista por danos morais. Sem nenhum tipo de apoio da parte de Bibo Nunes, Rebelato decidiu por não voltar mais ao programa: "Se, já antes, eu nada esperava do Bibo Nunes, agora, muito menos".
O vídeo
Todas as edições do Bibo Nunes Show são disponibilizadas na íntegra no site TVI.com.br e não foi diferente no dia 26 de junho. Com o problema da saída de Rebelato, o vídeo foi retirado do site durante a madrugada do dia seguinte. O mesmo ocorreu com a edição do dia 27, em que houve repercussão do acontecido, inclusive com comentários de telespectadores que apoiaram a atitude do psicanalista.
Traição
Rebelato diz ter se sentido traído por Bibo Nunes: "eu esperava mais consideração, solidariedade, porque eu sou o único remanescente da velha-guarda dos comentaristas do Bibo". Há vinte anos, Rebelato esteve ao lado de Bibo e de personalidades históricas de Porto Alegre como comentarista de seus programas de TV.
No mesmo programa, do dia 26, Bibo Nunes disse que "no Rio Grande do Sul, quem não é gremista ou colorado não é nada". Não se considerando nem colorado e nem gremista, Rebelato sentiu-se ofendido com a afirmação: "[O Bibo] dizendo que eu sou nada, ou ninguém, a vereadora Sofia Cavedon rindo da minha cara: eu me sinto totalmente desconsiderado. [...] Então não tenho mais o que fazer neste programa".
Ao final da entrevista, Rebelato compara Bibo Nunes ao apresentador Ratinho: "Ele me chama de 'Freud dos Pampas'; talvez ele seja o 'Ratinho dos Pampas'". Segundo ele, o programa de Bibo Nunes, "às vezes, é algo pior que o Ratinho, lá de São Paulo".


Nenhum comentário:
Postar um comentário